Tipos de manutenção

 É muito importante compreender cada tipo de manutenção, os pontos positivos e negativos, e como elas podem afetar seu negócio. Selecionamos os três tipos mais utilizados atualmente:

    • Manutenção corretiva: É uma manutenção não planejada de um equipamento. Tem como objetivo principal a correção imediata de um defeito, a fim de retomar o mais rápido possível as suas funções. Este tipo de manutenção, normalmente implica em custos altos, pois a falha inesperada pode acarretar vários prejuízos.

 

    • Manutenção preventiva: É uma manutenção planejada que tem como objetivo reparar, lubrificar, ajustar, recondicionar os equipamentos. É baseada em histórico de quebras em funcionamento ou histórico das revisões periódicas realizadas. A ideia é reduzir, evitar a falha ou queda no desempenho, obedecendo a um plano previamente elaborado, baseado em intervalos definidos de tempo.

 

  • Manutenção preditiva: É o acompanhamento periódico dos equipamentos, baseado na análise de dados coletados através de monitoramento ou inspeções. A análise consiste em prever com antecedência a avaria ou a quebra. A manutenção preditiva tem sido reconhecida como uma técnica eficaz de gerenciamento de manutenção. Por meio desses objetivos, pode-se deduzir que eles estão direcionados a uma finalidade maior e importante: redução de custos de manutenção e aumento da produtividade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário